fbpx

Casamento Civil, tudo o que você precisa saber para realizar um casamento no civil.

Dicas para Casamento

Casamento Civil, tudo o que você precisa saber para realizar um casamento no civil.

Separamos essa super Dica sobre o Casamento Civil, vamos esclarecer as principais dúvidas e como deve ser o procedimento para realizar uma cerimônia no Civil, seja ela no cartório, junto com a recepção ou até mesmo no religioso com efeito civil. Então vamos começar?

Os primeiros passas para realizar um Casamento Civil

Foto por Wilson Pavão Fotografia
Solicite Orçamento de Foto e Filmagem clicando aqui.

Para ser realizado um Casamento Civil os noivos deverão tirar a Habilitação de Casamento, para isso os noivos deverão dirigir-se ao Cartório de Registro Civil mais próximo da residencia de um deles, acompanhado de 2 testemunhas maiores de 18 anos. Chegando no cartório os noivos deverão procurar pelo Oficial, onde o mesmo vai explicar e tirar as dúvidas sobre o Regime de Bens, o Nome, o Beneficio da Gratuidade e também sobre a taxa que os noivos deverão pagar ao cartório para ser realizado o casamento civil,  lembrando que é importante que isso seja feito pelo menos 30 dias antes da data do casamento.

Esse processo é fundamental, pois o cartório vai realizar uma consulta para verificar se há alguma irregularidade ou impedimento para que ocorra a cerimônia civil, caso esteja tudo certo será marcado com o Juiz de Paz para a realização do casamento, seja ele no próprio cartório ou no local da cerimônia, lembrando que existem algumas Autoridades Religiosas que possuem autorização de realizar o casamento civil, porém os noivos ainda deverão ir até o cartório para fazer a habilitação de casamento.

Documentos Necessários para realizar o Casamento Civil

Os documentos necessários vão depender do estado civil de cada um dos noivos, abaixo vamos citar os documentos necessário para cada um dos casos:

Solteiro: no caso de solteiro, deverá ser levado a Certidão de Nascimento e a Cédula de Identidade de ambos os noivos.

Divorciado: agora caso um dos noivos seja divorciado será necessário levar a Certidão de Casamento com averbação do Divórcio e a cédula de identidade.

Viúvo: no caso de viúvo deverá ser levado a Certidão do primeiro Casamento e a Certidão de Óbito do falecido e a cédula de identidade.

Alguns cartórios também pedem o comprovante de residencia dos noivos, então também é importante que seja levado ao cartório.

A cerimônia

Foto por Wilson Pavão Fotografia
Solicite Orçamento de Foto e Filmagem clicando aqui.

A cerimônia de casamento civil quando realizada no cartório costuma demorar em média 20 minutos, os noivos também podem realizar a cerimônia no mesmo local da recepção, porém a cerimônia realizada na recepção deverá ser feita por um Juiz de Paz ou pela Autoridade Religiosa que tenha autorização para a realização do casamento civil.

Muitos noivos perguntam para gente quantos padrinhos podem ter nesse tipo de cerimônia, o minimo são 2 padrinhos, mas isso fica a critério de cada um, podendo ter também mais padrinhos na cerimônia.

Os noivos também podem optar por um Casamento Religioso com Efeito Civil, mas para que isso aconteça os noivos deverão levar a Habilitação de Casamento para a Autoridade Religiosa para que ela possa realizar o casamento religioso com efeito civil, porém é importante se programar, pois a Habilitação demora em média 90 dias para ficar pronta no cartório.

Trajes

Independente de onde for a cerimônia civil é importante se preocupar com os Trajes, por isso caso vocês optem casar apenas no cartório uma roupa Social apenas cai muito bem, tem noivas que gostam de se vestir com vestido de noiva para casar no Cartório e isso é muito legal, existem diversos vestidos mais básicos para casamento no próprio cartório, caso ela não tenha uma cerimônia religiosa ou recepção, pois ela vai poder realizar o sonho de se vestir de noiva no dia do seu casamento.

Agora se vocês optarem por uma cerimônia religiosa com efeito civil ou uma cerimônia civil junto com a recepção é importante usar os trajes adequados com o estilo do seu casamento, caso você case no campo pode utilizar Vestidos de Noiva Fluído que possuem tecidos mais leves, agora se vocês optaram pelo tradicional e vão fazer uma cerimônia religiosa ou em um salão de festas utilize Vestidos de Noiva mais tradicionais como os estilos princesa, sereia, evasê e etc.

Gastos do Casamento Civil

Uma cerimônia civil gera alguns gastos, mas isso varia de cartório para cartório, a média que você vai gastar para se casar no cartório ou retirar a habilitação de casamento é de R$400,00, caso você opte em realizar a cerimônia junto com a Recepção você terá que pagar a taxa de deslocamento do Juiz de Paz, o custo médio para o Juiz de Paz realizar a celebração do casamento é de R$900,00, mas isso também vai variar de Juiz para Juiz. Agora vocês optando por um Casamento Religioso com Efeito Civil vocês ficam isentos desse valor de deslocamento do Juiz, tendo apenas  taxa da Autoridade Religiosa, sendo que algumas Autoridades não cobram para realizar a cerimônia de casamento para os noivos.

Precisa de ajuda para organizar o seu casamento?? Clique aqui e veja essa matéria.

Espero ter ajudado vocês com essas dicas, qualquer dúvida comente aqui em baixo ou entre em contato com a nossa equipe, vamos adorar ajudar você!!

Leave a Replay

Your email address will not be published. Required fields are marked*

X