Você sabia que todos nós temos uma linguagem do amor?? E com o seu parceiro não é diferente, ele pode ter uma ou mais maneiras de amar, por isso preparamos essa matéria pois é fundamental você entender e conhecer as linguagens do amor para ter um relacionamento saudável e duradouro.

O que são as linguagens do amor?
A linguagem é a nossa capacidade de expressar nossas opiniões e se comunicar, e com o amor não é diferente. Segundo Gary Chapman, existem 5 maneiras de expressar o amor, onde ele chama essas maneiras de Linguagens do Amor.
É fundamental que você conheça a linguagem do amor do seu parceiro e vice-versa, para que ambos possa agradar e expressar corretamente o amor um para o outro. Então vamos conhecer cada uma das linguagens do amor.

1 – Palavras de Afirmação
As palavras de afirmação são expressas em elogios como “Você esta linda hoje”, ou afirmações como “Você cozinha muito bem” e até mesmo incentivos como “Vai dar tudo certo!”.
Existem pessoas que usam as palavras para demonstrar o amor, assim como também gostam de receber o amor dessa maneira.

2 – Tempo de Qualidade
Essa linguagem do amor é representada pelo tempo que dedicamos a alguém, como por exemplo:
- Tomar um café da manhã juntos
- Ir ao parque
- Assistir um filme ou uma série
O importante aqui é estar presente, passando um tempo exclusivo com a pessoa amada.
Isso é muito importante para manter um relacionamento saudável e não deixar a falta de tempo prejudicar o seu relacionamento.

3 – Presentes
Nessa linguagem do amor o valor financeiro não importa, e sim o fato de você ter lembrado da pessoa, podendo dar um simples presente como uma flor, ou um gesto de trazer o chocolate favorito. O Importante é o valor simbólico do presente, uma vez que a pessoa recebe o presente ela se sente grata e realizada.
Mas atenção para as pessoas que tem essa linguagem do amor, o importante é que ela sinta que você esta presenteando ela de coração, por amor!

4 – Gestos
Você já deve ter ouvido aquele ditado “gestos valem mais que mil palavras”, é exatamente o que essa linguagem do amor quer dizer. São os pequenos gestos e atitudes que você faz para ajudar o seu amado que faz ele ficar feliz, como por exemplo:
- Lavar a Louça
- Fazer o café da manhã
- Uma mensagem de Bom dia inesperada

5 – Toque Físico
Essa linguagem é representada pelos toques leve no corpo, beijos, abraços, andar de mãos dada e claro as relações intimas.

Quando a gente não entende a linguagem do amor do nosso parceiro e usamos uma linguagem que ele não conhece, é como se ele não estivesse sendo amado e isso vai fazer com que ele fique com um vazio por dentro. Por isso é tão importante que você conheça as linguagens do amor, para que seu parceiro se sinta realmente amado por você, e vice-versa, ele também precisa entender a sua linguagem do amor para que você se sinta completa e realmente amada por ele e assim manter um relacionamento saudável e duradouro.